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Marketing no Consultório Odontológico

Vamos falar dos 4 P’s do Marketing aplicados ao consultório odontológico.

 

Antes de mais nada, o conteúdo que será passado aqui é bastante básico e, possivelmente, você já sabe! De qualquer forma, não custa reativá-lo na sua cabeça, não é mesmo? Num futuro próximo iremos compartilhar conteúdos mais densos sobre este assunto.

Existem diversas definições da palavra marketing. Na verdade, periodicamente ela é atualizada pela Associação de Marketing Americana. Mas a que eu mais gosto é aquela que fala sobre a sua função básica: “Fazer o cliente lembrar de você no ato da compra!”.

Quando é o “ato da compra” no nosso caso? Primeiramente precisamos relacionar o ato da compra com dois tipos básicos de pacientes. São eles:

  • O paciente consciente: é aquele que sabe que precisa ir ao dentista com certa frequência, e quando chega a hora, vai procurar um.
  • O paciente ocasional: procura um dentista quando surge um problema (dor, dente fraturado, dentes escurecidos etc.).

São dois tipos bem diferentes de clientes e cada um deve receber um tipo de aproximação. Na verdade, nossa função como dentistas é fazer o possível para que o segundo caso se transforme no primeiro. Além disso, ser o dentista que será lembrado quando chegar a hora da consulta de rotina.

Agora que já falamos dos nossos objetivos básicos, vamos falar um pouco dos 4 pontos que você deve prestar atenção: os famosos 4 P’s do marketing (produto, preço, praça e promoção). Faremos uma síntese de cada um adequando-os ao nosso tipo de mercado. Vamos lá:

Produto:



Defina os produtos/serviços que você vai oferecer no seu “cardápio”. Execute apenas aquilo que você gosta de fazer e tem confiança em fazê-lo. “Mas eu gostaria de fazer facetas, só que ainda não sei!“. Corra atrás de aperfeiçoamento, busque aprender. Conhecimento nunca é demais. Considere o dinheiro gasto em cursos como um investimento que logo retornará. Isto se transformará em qualidade no seu trabalho. 

Utilize bons materiais e bons laboratórios que refletirão no resultado final de seus tratamentos.

Lembre-se que o paciente vai lembrar de você futuramente se sair do seu consultório satisfeito.

Praça:

Aqui nos referimos ao lugar onde o seu produto será vendido. Neste quesito devemos nos atentar a dois pontos: a região onde localiza-se o seu consultório (quem é o seu público alvo?) e a qualidade do seu consultório em si.

Tenha em mente quem são os seus pacientes, trace um perfil. Sabendo com quem você precisa se comunicar, você saberá como se comunicar.

Quanto à qualidade do seu consultório, avalie constantemente se ele está adequado (falamos em questões físicas mesmo: recepção, cadeira de atendimento, iluminação, pintura das paredes, ambientação, limpeza etc). Considere um ambiente agradável como investimento e não como despesa.

Preço:

Vamos tratar esse ponto sem demagogia. Sabemos que produtos melhores custam mais caro.

Um ponto de venda (no seu caso o consultório) de qualidade faz com que os custos aumentem. Além disso, a localização do seu consultório é ponto importantíssimo para diferenciar o seu público alvo, o que logicamente influenciará no seu preço. Outra coisa, não se esqueça da concorrência, o mercado de sua região define muita coisa. Mesmo que você seja o formador de preço da sua região, a concorrência é sempre uma referência importante.

Promoção:

Não, não estamos falando de descontos! Falamos de promoção no sentido de promover. Aqui você deve estar atento em como se comunicar com os seus clientes e futuros clientes.

É muito comum o dentista ficar parado esperando que o boca-a-boca da família e amigos faça resultado. Se mexa. Hoje possuímos uma ferramenta valiosa e (até certo ponto) gratuita: as redes sociais. Você pode utilizar-se delas sem gastar muito tempo e dinheiro. Existem inúmeras redes sociais por aí, sugiro que escolha duas ou três que você já esteja habituado a utilizar e movimente-as.

Melhor ainda se puder lançar um site com um blog anexo. Criando conteúdo relevante para seus pacientes você cria autoridade para si. É algo como: “Esse dentista realmente sabe do que está falando!“. Se você parar para pesquisar verá que já tem muita gente fazendo isso. Não fique esperando.

Estes 4 pontos são apenas o ponto de partida, um início para que você possa melhorar o seu “negócio”. Tenho certeza de que enquanto lia este texto, muitas ideias foram surgindo em sua mente. Não as perca. Coloque-as no papel, planeje-se e bote-as em prática. Com planejamento e organização temos certeza de que os resultados vão aparecer.

Qualquer dúvida, fale com a gente. Queremos ajudá-lo em tudo que for possível!